terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Explorando Exumas 3 (Emerald Bay e Rudder Cay)

No dia 03/01 (domingo) no final da tarde saímos de Staniel Cay e fomos dormir ancorados em Black Point no cay vizinho de Great Guana. Nosso plano era conhecer mais algumas ilhas na segunda no rumo de George Town e na terça pelo meio dia chegar na marina em Emerald Bay, ao Norte da Great Exumas Island (onde fica George Town) pois os nossos amigos Jorge e Edman chegariam à tarde. Mas na madrugada entrou um SW de 16-18 nós que deixou a ancoragem e de resto todo o lado de dentro das Exumas desconfortável.

Ancoragem em Black Point antes do SW 

 Mudamos de planos e logo após o café da manhã saímos pelo Dotham Cut, ali próximo, para o outro lado no Exumas Sound e rumamos para Emerald Bay. Com mar baixo e vento de través fizemos as quarenta e poucas milhas náuticas muito bem, andando a maior parte do trajeto a 7,5-8 nós. Foi a melhor velejada da viagem. The Marina At Emerald Bay é uma excelente e bem estruturada marina dentro de um enorme complexo turístico com resort, vilas, aptos, campo de golfe, restaurantes, etc. e a linda baía de águas esmeraldas transparentes e praia de areia fina. O preço normal é de US$2,25 por pé, sendo no minimo 40', mas para non service dockage, isto é sem eletricidade e sem água (temos gerador e watermaker), e um mínimo de três dias a tarifa é de $1,05 por pé dia. O único senão é que a internet não funciona nos piers, somente na sede com luxuosas salas de estar, TV, bar, mesa de snooker. Os banheiros são ótimos e a lavanderia também, e é inclusa na tarifa.

Marina At Emerald Bay 
A Emerald Bay

TinguaCat na Emerald Bay Marina 

Alugamos um carro através da recepção da marina, mas de terceiros, e fomos na terça feira de manhã a George Town (cerca de 22 km) para repor perecíveis no mercado e conhecer a cidade, na verdade uma acanhada vila, mas com excelentes ancoragens ao seu redor. Interessante que o mercado, mesmo mais simples, tinha preços altos mas melhores do que aquele em Nassau de que falamos neste post. Depois do almoço, Eu e Rafael fomos para o Aeroporto, que fica entre a marina e a vila, para buscar nossos amigos. Voô da American Airlines atrasado 45'. Desceu um turbo-hélice da SkyBahamas, desceram e subiram passageiros e ele se foi e o AA não chegou...perto de George Town retornou para Miami alegando mau tempo. Realmente o tempo não estava legal, chuvoso com um vento razoável, mas não era para tanto. Ficou para o dia seguinte.

Nosso possante a $80/dia

Antes que saísse para o Aeroporto Jorge me comunicou pelo WhatsApp que o voo fora cancelado e nem saiu de Miami. Não tínhamos mais tempo para aguardar então ele decidiu ir para Nassau e nos aguardar lá. O dia estava feio e chuvoso, mas com boas condições de pouso. Só no inicio da noite entrou um temporal muito forte que durou mais de duas horas, registrei rajadas de 44,8 nós.



Na quinta (07/01) partimos às 06:30h para as 30 mn até o Rudder Cut onde passaríamos para o lado de dentro dos cays. Mar bem mexido e vento pela proa de 15-18 nós, precisando fazer vários bordos.  Por volta das 11 horas e pouco passamos o cut e tudo mudou da noite para o dia. O Rudder Cay é uma ilha particular que pertence ao mágico David Cooperfield. Logo ancoramos numa baiazinha de águas rasas e transparentes com uma linda praia em frente a uma caverna. Perto dali outra atração, um piano com uma sereia em aço inox no fundo do oceano, que encontramos de dinghy. Depois de explorar ambos e almoçar tocamos em frente até Staniel Cay. Passamos por cays espetaculares, como Musha Cay, com lindas praias e águas em vários tons de azul. Chegamos na ancoragem em frente ao Grotto de Staniel às 17:40h com o sol se pondo.

Saindo de Emerald Bay 

Rudder Cut 

Cave em Rudder Cay 




Piano no fundo do mar em Rudder Cut 


Resort em Musha Cay

Nenhum comentário: