segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Bahamas - Tão Perto Tão Longe

Era para termos feito a travessia de cerca de 50 mn da Florida para as Bahamas entre 18 e 20/12 mas os ventos Alísios chegaram e esta difícil de conseguir uma boa janela. Temos tido muito vento SE e E e mar mais alto com ondas muito curtas. Pelas previsões esperamos atravessar na próxima terça feira (29/12) ou na quarta.

A esposa e os filhos Gabriel e Rafael chegaram no último dia 13. No dia 17/12 saímos da private dock em que estava em Pompano Beach para a Lauderdale Marine Center em Fort Lauderdale, para resolver um problema com o refrigerador e os últimos preparativos, numa distância de 12 mn, passando por 9 pontes de abrir. Subimos quase 5 mn no New River na direção  Oeste, afastando da costa. É um trecho muito bonito mas difícil em função das 5 pontes de abrir, sendo que 4 são muito próximas, questão de 400 a 700 m. O rio é estreito, cheio de piers com embarcações em geral enormes e a corrente e vento lateral dificultam manter o barco enquanto se espera uma ponte ser aberta. Na marina prezamos da companhia dos amigos Luiz e Mauriane que lá estavam aprontando seu catamaran Cascalho para voltarem ao Caribe.

New River 

TinguaCat na LMC

Na quarta (23/12) saímos da marina para pernoitar no Lake Sylvia, uma ancoragem ao lado da IntraCoastal Waterway a cerca de 2 mn da barra de Port Everglades, com somente uma ponte de abrir no caminho, pois na quinta teríamos um mar mais baixo de 1,2 m. Infelizmente, ao levantar às 4:30h me deparei com uma mensagem no celular comunicando uma importante perda familiar. Acabamos por perder a hora para zarpar. Mais tarde resolvemos então descer até Miami para esperar lá a próxima data com condições adequadas.

Ancoragem no Lake Sylvia, Ft. Lauderdale

Passamos a ponte da 17th Street e subimos a vela grande antes de sair na barra. A saída na barra de Port Everglades com mar de uns 3 m, ondas curtas e maré vazando foi como cavalgar um cavalo chucro. Mesmo na linha das 3 mn da costa o mar tinha mais que os previstos 1,2 m. Só baixou de 1 m próximo a barra do Porto de Miami. O vento ficou entre 15-20 nós e a medida que descemos os 30° de ângulo com o vento foram aumentando até 50°, o que nos propiciou uma boa velejada no trecho final.  Ancoramos junto a Belle Isle no lado de dentro de South Beach, a poucos metros do inicio da Lincoln Road.

Velejando com mar mais baixo 

A 3 milhas náuticas da costa 

Entrando na barra do Porto de MIami

Foi uma boa decisão ter descido para Miami. A ancoragem é muito boa, temos opções de passeios, até uma ilhota próxima com uma prainha e estamos mais próximos de Bímini/Cats Cay.


 Ancoragem em South Miami Beach

A Belle Isle  

Prainha na Flager Island 

Lua cheia em Miami Beach 

Sunset em Miami Downtown


Nenhum comentário: