segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Preventer Simples e Barato

Há bastante tempo queria instalar um sistema de prevenção de jibe da vela grande no Tinguá. Minha opção foi por uma sugestão postada no grupo de discussão da ABVC, que utiliza um freio 8 grande (ou oitão) de resgate, peça utilizada em alpinismo, que precisei encomendar. Instalei o sistema e o utilizei pela primeira vez na travessia Floripa-Bracuhy, em junho passado.
Conforme a foto, trata-se de um sistema simples e barato. Um oitão de alpinismo (custo entre 120 e 250 reais conforme o material utilizado, ou até menos se comprado usado no Mercado Livre), um cabo de preferência de 10 mm no comprimento adequado para o barco (deve permitir a máxima abertura da retranca para os dois bordos), dois moitões que instalei nas argolas existentes para instalação dos barber hauls da vela balão e dois mordedores já existentes para os mesmos barbers (pode-se usar cunhos, stopers ou até catracas já existentes).


Não testei ainda com ventos fortes de popa, mas com ventos fracos e médios funcionou bem, freando adequadamente o jibe da grande. O único senão é que se o cabo não estiver tensionado ele escapa dos "chifres" diminuindo a frenagem o que para ventos fracos e médios mostrou-se até melhor, não deve ser o caso para ventos fortes. Acontece que no veleiro os cabos ficam mais abertos, então o ideal seriam esses "chifres" serem mais fechados. Além da função principal o sistema ajuda muito para evitar o balanço da retranca em mar agitado com pouco ou nenhum vento. Eu já o considero aprovado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite! Muito interessante o seu preventer... será que você teria uma foto mostrando como prender o cabo nos bordos? Seria fixo ou com mordedor dos dois lados? Agradeço a dica e aguardo a foto. Obrigado e bons ventos - Ricardo Monteiro Veleiro Sea Witch